por Cleyton Lutz
Prudentópolis O experiente atacante Renaldo é a principal esperança de gols do Serrano na volta do futebol de Prudentópolis à elite do futebol paranaense. Nessa entrevista concedida a Rede Sul de Notícias (RSN) antes do início do estadual, Renaldo comentou diversos assuntos como sua passagem pelo futebol paranaense, a expectativa para o desempenho do Serrano em 2010 e os planos para o futuro dele.
O Serrano no Paranaense deste ano
Renaldo está em Prudentópolis há um mês e meio e já se diz adaptado à cidade. Fui recebido com muito carinho por todos aqui. A minha expectativa é de muitos gols, para dar continuidade a minha história no futebol paranaense, destaca. Desde que chegou ao clube, o atacante marcou dois contra Corinthians-PR e Batel, ambos em amistosos preparatórios para a disputa do estadual. No Paranaense, o jogador passou em branco nas duas primeiras partidas do time.
Temos uma equipe jovem, todos estão querendo aparecer e muito motivados, tentando mostrar qualidade, analisa. Mas o atacante também prega paciência, em um discurso que contrasta com o otimismo mostrado pelo clube antes do início da competição. Precisamos ir devagar, degrau por degrau. Temos três adversários difíceis logo no começo [o Serrano perdeu para o Coritiba, empatou com o Corinthians-PR e hoje joga contra o Atlético-PR, coincidentemente os três primeiros colocados em 2009]. Não podemos querer seguir o ritmo das equipes grandes, pondera.
A passagem pelo futebol paranaense
Com 39 anos de idade, Renaldo acumula passagens por Atlético-MG, La Coruña (Espanha), Seleção Brasileira, entre outros. No Galo mineiro, o jogador foi artilheiro do Brasileiro de 1996. Mas Renaldo começou a carreira e ganhou projeção no futebol paranaense. Embora tenha nascido na Bahia e começado nas categorias de base em Brasília, o atleta se profissionalizou no Atlético-PR na década de 1990. Foi aqui que eu apareci para o futebol. Fiquei um ano e meio no Atlético [Paranaense] e fui para Minas, informa.
No Paraná, Renaldo defendeu o Trio de Ferro da capital. Mas qual dos times mais marcou o jogador? Vivi meus melhores momentos no Atlético e no Paraná Clube. No Atlético fui artilheiro e ídolo da torcida. No Paraná me destaquei no Brasileiro de 2004, sendo o artilheiro do time. Já no Coritiba fiz meus gols, mas não fiquei por muito tempo, analisa. Renaldo também destaca a competitividade do futebol paranaense. É um campeonato difícil de ser disputado. Considero hoje o Paraná como a quarta força em termos nacionais, comenta.
O futuro
Devido à idade avançada, o jogador sabe que caminha para o final da carreira. Mas no nível atual do futebol brasileiro, ainda tenho condições de jogar, estou bem fisicamente, ressalta. Quando precisar parar não terei problemas, pois tenho meus negócios. Mas, por enquanto sigo jogando. A minha vida é o futebol, encerra.
Confira uma análise da participação do Serrano no Paranaense deste ano no blog Esportes Rede Sul
Foto: blog Futebol PR